terça-feira, 24 de março de 2009

Casaquinho da Josefina

Essa é uma receita muito antiga.
Esse modelo de casaquinho, a minha mãe ganhou quando estava me esperando e foi feito pela minha tia Josefina, isto em 1952. Por isso que foi batizado de: Casaquinho da Josefina. O original a carreira de correntinhas era feita toda em linha de seda arrematada em cada carreira (já viu que trabalheira que era). Como a linha de seda parte muito fácil começamos a fazer inteiro com a mesma lã.



Começar fazendo as costas:
1° carreira - 51 correntinhas
2° carreira - fazer 51 pontos altos (um em cada correntinha)
3° carreira – fazer 3 correntinhas e pegar no meio do terceiro ponto alto, 3 correntinhas e pegar no terceiro ponto alto, fazendo até o final, formando 17 tijolinhos de 3 (três ) pontos altos.
4° carreira - 3 pontos altos na alcinha que se formou com as 3 correntinhas na carreira anterior.
5° carreira – 3 correntinhas e pegar no meio dos 3 pontos altos formando os tijolinhos.
Continuar fazendo as carreiras de pontos altos e a carreira de correntinhas, até formar 18 carreiras de tijolinhos.
Completando as 18 carreiras começar a fazer a parte da frente:
Fazer em um dos lados cinco tijolinhos, por 18 carreiras, formando uma tira, e repetir do outro lado a mesma coisa, sobrando no meio 7 tijolinhos.
Feito a base do casaquinho, começar fazendo a carreira que ira contornar todo o trabalho formando uma carreira que será de passa fita (1 ponto alto puxado em três vezes, 3 correntinhas, 1 ponto alto). Continuar fazendo 3 carreiras de tijolinhos em toda a volta do trabalho.
Para continuar, costurar a mão os lados do casaquinho, deixando o local da manguinha. No local da manguinha fazer a manguinha, por 13 carreiras de tijolinho e arrematar. Faça a outra manga e arremate.
Fazer uma carreira de tijolinhos no trabalho contornando as costas e a parte da frente. Arrematar todo o casaquinho com uma carreira com linha de seda e passar a fita n° 1 no passa fita dando um lacinho na frente. Coloque um laço de fita mais larga para poder fechar o casaquinho.
Obs.: querendo na parte que se faz em voltar usar qualquer outro ponto depende da sua criação.
Na manguinha pode fazer menos carreira de tijolinhos e fazer algumas carreiras de barra.

Um comentário:

brites disse...

Lindo esse casaquinho. Já fiz desse pros meus filhos, agora vou fazer pros netos. Seu blog é recheado de trabalhos de bom gosto. Parabéns! Um abraço, Brites

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...